Contatos

Ademir F. Venesi - Chef da minha cozinha - e.mail: ademir.venesi@gmail.com

ENCICLOPÉDIA DE QUEIJOS



Afuega´
Queijo espanhol da região de Astúrias feito de leite de vaca não pasteurizado, semicremoso. Sabor picante e amendoado quando jovem, tem dois estilos: normal e rojo, aromatizado com sal e páprica.

Aisy Cendré
Queijo francês da região do Burgundy feito de leite não pasteurizado de vaca. Macio, cremoso, tem sabor picante com toque de avelãs. Durante seu envelhecimento, é lavado diversas vezes com Marc e água, o que ajuda a desenvolver uma bactéria benigna na superfície. Depois, é coberto por cinzas durante um mês; elas ajudam a diminuir a exposição do queijo ao oxigênio, o que aprimora sua textura e sabor.

Akawi
Queijo da Síria e do Líbano feito de leite de vaca não pasteurizado, de textura semicremosa e sabor muito salgado. Pode ser lavado em água antes do consumo para diminuir a quantidade de sal.

Altenburger Ziegenkäse
Queijo alemão feito de leite pasteurizado de vaca e cabra. Cremoso e macio, tem sabor delicado, com toques de amêndoas e possui de 30% a 45% de gordura.

Ami du Chambertain
Queijo francês de leite de vaca  não pasteurizado, originário da Borgonha. É embebido em Marc de Bourgogne (bebida alcoólica feita da pressão da casca, fruta e sementes da uva que sobram do primeiro processamento da fruta para confecção do vinho), tem sabor robusto  e salgado.

Appenzell
Queijo suíço de leite integralde vaca, criado em 1282, tem exterior amarelo-dourado, sabor delicado e frutado, devido ao banho de vinho ou cidra que toma enquanto é curado. Torna-se picante com a idade.

Ardrahan
Queijo irlandês de leite de vaca pasteurizado, semi-macio, com leve sabor de cogumelos.

Arzúa Ulloa
Queijo de vaca pasteurizado original da Galicia, Espanha, com textura semicremosa e sabor levemente salgado. Envelhece de 15 dias a 4 meses e também é chamado de queso de ulla, queso de ulloa e queso gallego.

Asadero
Queijo branco mexicano de leite pasteurizado de vaca. Tem bom derretimento e torna-se delicadamente puxa-puxa quando aquecido. Também chamado de Chiuahua e Oaxaca.

Ash Log
Queijo maduro e encorpado feito de leite de cabra coberto por cinzas de folha de uva.

Asiago
Queijo italiano semifirme com sabor rico de nozes. É feito com leite integral ou semidesnatado de vaca e vem em pequenas rodas de casca brilhante. O Asiago jovem é usado como queijo de mesa; envelhecido cerca de um ano, torna-se duro e bom para gratinados.

Australian Emmenthal
Queijo de leite de vaca semelhante ao Emmenthal suíço.

Banon
Queijo de cabra francês originário da Provença, é curado em folhas de castanheiro e, às vezes, lavado com conhaque. Tem consistência macia a semimacia e um sabor levemente cítrico.

Batzos
Queijo grego de leite de cabra ou ovelha, não pasteurizado, de consistência dura e sabor salgado e picante.

Beaufort D’estive
Queijo da Savoie na França, Alpes. Produzem 3 versões: Beaufort, Beaufort d’été (de verão) e Beaufort d’alpage, elaborado em chalés na montanha. Produzido no todo o ano, os mais apreciados são os de primavera e principalmente verão (este é feito do leite de gado da raças Tarines ou Tarentaises que, no verão, se alimenta de flores dos Alpes).  O queijo de outono e inverno tem a pasta de cor marfim claro, quase branco e a do queijo de primavera e verão amarela, creme. Um grande queijo de peso médio de 45 quilos. É preciso 12litros de leite pra fazer 1 k deste queijo. O nome d’estive faz referencia a que foi produzido no verão e não faz parte do nome do queijo é só um complemento explicativo sobre a qualidade do queijo.

Bel Paese
Queijo semimacio originário de Milão tem sabor amanteigado e é delicioso com uvas. Também pode ser servido como sobremesa, sozinho ou em pizzas.

Bellelay 
Queijo também chamado de Tête de Moine (cabeça de monge), este queijo suiço rico, de textura semimacia, tem sabor similar ao Gruyére.

Bierkäse
Traduzindo, o nome significa ‘queijo de cerveja”. De origem alemã, é macio, tem sabor pungente. Vai bem com pão preto e cerveja preta.

Bitto
Queijo italiano da região da Lombardia feito de leite não pasteurizado de vaca (90%) e cabra. De consistência semidura, tem sabor suave e delicado quando jovem.

Bleu d’auvergne
Tradicional queijo francês estriado, feito de leite de vaca, é úmido, farelento, com gosto forte de ervas. Bom para saladas.

Bleu de Gex
Queijo francês de leite de vaca não pasteurizado de gosto acre e consistência firme. Ótimo para saladas.

Blue Brie
Queijo francês de leite de vaca com veios de bolor azul, cremoso.

Blue Castelo
Queijo dinamarquês de leite de vaca com bolor azul, de textura muito cremosa e sabor encorpado.

Bocconcini
Pequenas bolas de mussarela fresca. Geralmente vendido mergulhado em soro de leite. Usado em diversos pratos como o bocconcini di vitello allá crema (vitela cozida com vinho, manteiga, gema de ovos e creme de leite) e bocconcini fiorentina (vitela ou carne de vaca salteada com alho, cebola e ervas).

Bonbel
Queijo semimacio de leite de vaca vendido em pequenas embalagens envoltas por parafina. Seu sabor suave e textura amanteigada combina perfeitamente com frutas. Também é usado em saladas.

Bonchester
Queijo de origem escocesa, feito de leite de vaca da raça Jersey, não pasteurizado. É rico e gorduroso com consistência macia e cremosa.

Bonne Bouche
Queijo americano de leite de cabra pasteurizado. Macio, se torna cremoso com a maturação. Tem sabor delicado, com notas de amêndoas.

Boulette d’avesnes
O soro deste queijo francês fresco, de formato de coxinha, é preparado com estragão, alho moído e pimentão. Tem sabor acre e consistência firme e farelenta.

Boursault
Queijo francês criado em 1950, tem casca nevada, é extremamente cremoso e vem em pequenas embalagens cilíndricas de papel.

Boursin
Queijo francês de leite pasteurizado de vaca, foi criado em 1957 na Normandia. É branco e macio, tem textura amanteigada e é frequentemente aromatizado com ervas, alho ou pimenta. Maravilhoso com vinho branco e frutas vermelhas.

Brebis Pyrénées
Queijo francês grande, redondo, de leite de ovelha. Tem casca escura, consistência homogênea e sabor adocicado de amêndoas.
Brie
Aclamado com um dos melhores queijos do mundo, este tipo francês é caracterizado pela sua crosta branca, interior super cremoso. Pode ser feito de leite cru ou pasteurizado de vaca, integral ou desnatado.

Brie de Meaux
Originário de Île-de-France, onde é fabricado desde 774 DC. Tem casca branca, macia e aveludada, e consistência rica e cremosa. Tanto o gosto quanto o aroma possuem toque de cogumelos selvagens.

Brillat-Savarin
Queijo de origem francesa (Normandia e Borgonha) feito de leite pasteurizado e não pasteurizado de vaca. 75% de gordura, extremamente macio e cremoso com gosto amanteigado e adocicado.  Seu nome é homenagem ao gourmet Anthelme Brillat-Savarin, autor do famoso livro A Filosofia do Sabor.

Brinza Ver Bryndza.
Queijo eslovaco de leite não-pasteurizado de ovelha é curado em salmoura. Cremoso, rico e salgado.

Buchê
Queijo de cabra, refrescante e leve com muitas variedades. Delicioso em saladas e para cozinhar.

Bûcheron
Queijo francês de cabra de cheiro forte. Vem embalado em pequenos pacotes cilíndricos ou coberto de cinzas pretas.

Burrata
Queijo italiano da região de Púlia, é elástico, amanteigado e de interior super cremoso. Costuma ser vendido em formato de bolas.

C2
Queijo australiano de leite pasteurizado de vaca, tem textura densa e compacta e sabor adocicado e com toques de amêndoa. É prensado em argolas de madeira antes de envelhecer entre 6 e 12 meses.

Caciocavallo
Natural do sul da Itália, Cacciocavallo é datado do século 14. Feito com leite de vaca, tem sabor suave, levemente salgado e textura firme e lisa quando jovem. A medida que envelhece, sua textura fica mais granulada, ideal para gratinados. Pode ser comprado normal ou defumado.

Caerphilly
Este queijo do País de Gales é feito de leite de vaca, tem cheiro forte, gosto salgado com toque de limão, e pasta semifirme. É melhor comido fresco e fica delicioso com pão preto.

Cambozola
Queijo alemão de leite de vaca pasteurizado. Criado em 1970, é macio, cremoso, amanteigado. Pode ser considerado uma mistura de Camembert e Gorgonzola.

Camellia
Queijo americano de leite de cabra pasteurizado. Cremoso.

Camembert
Mundialmente famoso, esse queijo francês de leite de vaca tem casca branca e interior macio e cremoso. Foi produzido pela primeira vez em 1500, mas só se tornou uma marca em 1790, na vila de Camembert.

Canestrato Pugliese
Queijo típido da Calábria e da Sicília, na Itália, feito de leite de ovelha não-pasteurizado. Firme, o sabor varia de suave a doce.

Cantal
Queijo originário da região de Auvergne, na França, é um dos queijos mais antigos do país, datado de 2000 anos. Seu nome, Cantal, deriva da montanha de mesmo nome ao redor da qual é produzido. Feito de leite de vaca, tem textura semifirme, macia e sabor amendoado.

Casciotta d’Urbino
Queijo de leite de vaca (20%) e ovelha (80%), pasteurizado e não pasteurizado, típico da região de Marche, na Itália. É semimacio, quebradiço com sabor adocicado e ligeiramente ácido.

Cashel Blue
Fabricado originalmente pela família Grubb, expulsa da Inglaterra por motivos religiosos no século XVII, acabando por se fixar em Tipperary. Em meados dos anos 80, seus descendentes desenvolveram o Cashel Blue. Úmido e cremoso tem forte gosto salgado.

Castelo Branco
Produzido na região de Beira Baixa, em Portugal, este queijo de leite não-pasteurizado de cabra e ovelha tem sabor levemente pegajoso. Também chamado de Cabreiro.

Catupiry
Tipo de requeijão processado criado no Brasil na década de 30 por imigrantes italianos.

Chabichou
Este queijo de leite cru de cabra vem da região francesa do Poitou. Originário do final do século VIII, quando os sarracenos (que utilizavam bastante leite de cabra), controlou parte do território francês. A casca é macia e recobre um interior denso e abundante. O sabor é rico, fresco e doce apesar dos toques minerais.

Chancliche
Também conhecido como shanklish, shanklees, sorke ou surke, é um tipo de queijo árabe quebradiço feito com leite de vaca ou ovelha, original da Síria e do Líbano. É preparado em bolas que podem ser envolvidas por temperos ou pimenta. Após a maturação, tendem a tornar-se mais fortes e duros. É normalmente comido amassado, misturado a tomate e cebola picados finos e azeite de oliva.

Chaource
Semelhante ao Camembert, esse queijo da região de Champagne, na França, é frutado e tem sabor intensificado, e mais salgado, a medida que envelhece. É ótimo com vinhos tintos encorpados.

Cheddar
Este queijo de leite de vaca pasteurizado e não-pasteurizado, originário da vila de Cheddar, na Inglaterra, é um dos mais famosos do mundo. É um firme e seu sabor varia de suave a ácido e cor, do branco ao laranja (nesse caso, leva urucum). Em nada lembra o cheddar processado americano.

Chenna
Queijo indiano fresco e jovem, feito de leite de vaca ou búfala. Lembra o cottage.

Cheshire
Este rico queijo inglês de leite de vaca tem três variedades: branco, vermelho e azul. O braço e vermelho são muito parecidos: tem cerca de oito semanas, textura semifirme e cheiro característico. O azul é mais envelhecido e tem gosto parecido com o Stilton.

Chévre
Palavra francesa que significa cabra, o chévre é um queijo branco de puro leite com um delicioso sabor ácido. Alguns dos melhores chévres: Banon, Bucheron e Montrachet. Chévre pode variar de cremoso a firme e vem em várias formas, às vezes com adição de ervas e pimenta.

Chimay
Queijo belga feito com leite pasteurizado de vaca, foi criado por monges trapistas da Abadia de  Notre Dame de Scourmont, perto da cidade de Chimay (os mesmos que criaram a famosa cerveja de mesmo nome), em 1862. Há vários tipos de Chimay: Grand Classic (envelhecido 4 semanas); Trapista com cerveja (lavado com a cerveja chimay); Grand Cru (envelhecido 6 semanas) e o Vieux (envelhecido, no mínimo, 6 meses). Todos  tem odor forte e sabor com toque de nozes.

Coeur d’arras
De consistência macia e cheiro forte, este queijo é oriundo da região da Picardia, na França, e feito com leite integral de vaca. Sua casca pode ser lavada com suco de cereja.

Colby
Um tenro cheddar americano de leite integral de vaca, com textura mais macia que o regular. Criado em 1885, é popular para comer sozinho ou em sanduíches.

Cotage
Queijo fresco francês feito de leite de vaca integral, magro ou semi-magro. Por ter baixa porcentagem de gordura, é muito perecível: dura, em média, 10 dias em geladeira.

Cotija
Queijo mexicano de leite de cabra e vaca. As versões jovens são suaves e firmes; as curadas, duras e secas. Seu sabor é salgado.

Cottage Ver cotage.

Couer Poitevin
Queijo de leite de cabra em forma de coração, tem crosta natural e consistência cremosa.

Crayeux de Roncq
Queijo francês quadrado, de leite de vaca, embebido em cerveja, tem sabor salgado e acre.

Cream cheese
Um dos queijos americanos mais famosos do mundo nasceu em 1872. Sua textura sedosa e cremosa esconde de 33% a 55% de gordura. É feito com leite integral e leva adição de nata. Tem uso amplo: sobremesas, patês, molhos.

Crescenza
Um rico, cremoso e fresco queijo, também conhecido como Crescenza Stracchino. Feito nas regiões italianas da Lombardia, Piemonte e Vêneto, tem textura e sabor similar ao Cream Cheese. É feito de leite não-pasteurizado de vaca e, algumas vezes, misturado com ervas. Tem sabor delicado e textura amanteigada.

Crottin de Chavignol
Originário da região do Loire, na França, é feito de leite de cabra e a melhor época é o de primavera até a metade do outono. Apelidado com um nome que significa “bosta de cavalo”, a sua parte interna branca tem consistência farelenta e sabor forte. Excelente para grelhar.
Danablu Ver danish blue.

Danbo
Queijo dinamarquês estilo suíço com casca vermelha ou amarela de cera e interior pálido, cheio de buracos. Tem textura firme, é levemente adocicado e amanteigado. Contém cerca de 45% de gordura.

Danish blue
Este complexo queijo dinamarquês de leite de vaca lembra o Roquefort, mas tem um sabor só dele, mais amanteigado e salgado. O semimacio danablue pode ser fatiado, moído e amassado com igual facilidade. É excelente com frutas, pão preto e vinho tinto.

Devonshire
Macio, cremoso queijo feito do soro drenado do Devonshire cream, também conhecido como Clotted Cream.

Dolcelatte T
ambém chamado de gorgonzola dolce, este queijo macio, de veias azuis pode ser servido tanto como aperitivo quanto como sobremesa.

Double-cream
Vários tipos de  queijo de leite de vaca que são enriquecidos com nata e que contenham, no mínimo, 60% de gordura. O Triple cream deve conter, no mínimo, 75% de gordura.

Dunlop
Natural da Escócia, este queijo de leite de vaca é bem tenro quando jovem e fica mais ácido com a idade. É delicioso com pães e derrete muito bem.

Edam
Natural da Holanda, este queijo tem capa amarela ou vermelha de parafina, é feito de leite semi-magro (40% de gordura) e vem em bolas. É versátil e especialmente bom para ser servido com cerveja preta.

Elbo
Tipo particularmente suave de Samsoe, com buracos irregulares.

Emmental
Mais famoso queijo suíço, é feito de leite de vaca (tradicionalmente não pasteurizado). Delicadamente doce, frutado e amanteigado, torna-se forte quando envelhece. Produzido desde o século XIII na região de nome Emme Valley.

Epoisses de Bourgogne
Queijo de leite de vaca não-pasteurizado feito em Côte-d’Or, na França, tem sua casca lavada com Marc e aroma tão intenso que muitos transportes públicos no país não permitem seu embarque.

Esrom
Originário da cidade de Esrom, Dinamarca, este queijo semicremoso de leite pasteurizado de vaca tem sabor pungente combina muito bem com vinhos fortes.

Explorateur
Este triple cream é feito de leite de vaca e contém 75% de gordura. Seu interior  tem um delicado sabor picante. Combina muito bem com vinho branco seco.

Farmer’s
Este queijo fresco é uma forma de Cotage do qual a maior parte do líquido é drenado. É seco e tem odor forte.
Feta
Queijo coalhado salgado e farelento típico da Grécia, feito com leite de cabra e de ovelha. Produzido há séculos, citações sobre ele podem ser encontradas até no Odisséia, de Homero.

Fiore Sardo
Queijo da Sardenha, na Itália, feito de leite de ovelha. Tem textura dura e sabor acre que vai ficando mais forte a medida que envelhece. Neste estágio é usado para ralar.

Fleur du Maquis
Queijo de leite de ovelha da Córsega, recoberto de ervas e de pimenta, é bem aromático e tem sabor deliciosamente cremoso.

Fontina
Também chamado de Fontina Val d’Aosta , é um dos melhores queijos italianos. Semifirme porém cremoso, Fontina é feito de leite de vaca e tem 45% de gordura. Seu sabor suave, com toques de amêndoa, o faz perfeito para todos os usos.

Formaella Arachovas Parnassou
Queijo grego feito de leite não pasteurizado de cabra ou ovelha com 35% de gordura. Adocicado e sedoso,com o envelhecimento torna-se forte e pungente e ótimo para gratinar.

Fourme d’ambert
Queijo estriado francês da região de Auvergne, feito de leite de vaca. A crosta é macia e flexível e o queijo é úmido, salpicado de manchas de fungo. Tem sabor forte, acre.

Gabriel
Originário de Cork, na Irlanda, é queijo típico das montanhas suíças, semelhante ao Gruyére. Feito de leite de vaca, tem textura densa, seca e rígida.

Garrotxa
Queijo branco espanhol produzido artesanalmente com leite de cabra murciana e granadina. Tem consistência cremosa e leve sabor amendoado.

Gervais
O mais conhecido tipo de Petit Suisse, feito na região francesa da Normandia, tem esse nome por conta de seu criador, Jules Gervais.

Gjetost
Feito de combinação de leite de cabra e soro de leite de vaca, este queijo norueguês é bem doce com sabor caramelado. A cor amarronzada e a doçura resultam de um cozimento longo, até que o leite comece a virar doce. Maravilhoso com pão preto.

Gloucester
Também chamado de double Gloucester, este queijo denso, sedoso e amarelo-ouro é um dos melhores da Inglaterra.

Gorgonzola
Com o mesmo nome de uma cidade italiana perto de Milão, Gorgonzola é um dos melhores queijos italianos. Este queijo de leite de vaca pasteurizado e não pasteurizado é rico e cremoso com um sabor pungente ao final. Quando envelhecido mais de seis meses,  o sabor e o aroma ficam ainda mais intensos.  É perfeito como acompanhamento de pêras, maçãs e pêssegos e vai muito bem com vinho tinto.

Gouda
Queijo holandês mais exportado, tem como características seu interior amarelado e pequenos buraquinhos. Com sabor amendoado, é muito parecido com o Edam, mas sua textura é um pouco mais cremosa devido a maior quantidade de gordura. Ele pode ser feito de leite integral ou semidesnatado de vaca e envelhece de algumas semanas até quase um ano. O Gouda mais novo tem sabor suave, enquanto o curado lembra o cheddar. É especialmente bom com cerveja, vinho tinto e pão preto.

Gourmandise
Temperado com suco de cereja, este queijo francês processado cremoso tem um sabor suave e adocicado. É muito bom com frutas e comido com bolachas.

GranQueso
Queijo do estado americano de Wisconsin, feito de leite pasteurizado de vaca. É firme e compacto, amanteigado e adocicado.

Gruyére
Queijo suíço de leite de vaca não pasteurizado tem médio teor de gordura e sabor amendoado. Sua textura é cremosa e seu sabor tem toques de cogumelos. O primeiro registro de sua fabricação data de 1115. Costuma ser envelhecido de 10 a 12 meses.

Haloumi
Queijo de leite de cabra originário do Oriente médio, muito apreciado na Grécia. Fibroso e salgado, tem textura dura e sabor suave. É freqüentemente grelhado ou frito em óleo.

Handkäse
O nome dessa especialidade alemã significa “queijo feito a mão”. É feito de leite azedo de vaca o que dá a ele um sabor cortante e cheiro muito forte.
Havarti
Este queijo dinamarquês de leite pasteurizado de vaca é muita vezes confundido com o Tilsit. O sabor do jovem Havarti é suave ainda que bem característico.

Hervé
Originário da Bélgica, este queijo de leite de vaca pasteurizado e não pasteurizado tem sabor pungente, temprado e cheiro muito forte. Sua casca marrom-avermelhada é criada  por uma bactéria que cresce em seu interior durante 3 meses. É ótimo com pão e cerveja pretos.

Hopfenkäse
Feito de leite azedo de vaca, é natural da Alemanha. Sua textura varia de macia a semifirme. Ele ganha seu gosto azedo enquanto seca entre tábuas de madeira. Às vezes leva a adição de cominho.

Ibérico
Queijo espanhol feito de uma mistura de leite de vaca, ovelha e cabra não pasteurizado, é pensado e de curta maturação. Tem gosto suave, aromático e cremoso, ideal para ralar e usar em molhos.

Idiazábal
Queijo espanhol de leite de ovelha, é gorduroso e não pasteurizado, produzido no país basco. É prensado ou parcialmente cozido antes de amadurecer e tem gosto forte de fumo.

Jarlsberg
Este queijo suíço tem grandes buracos irregulares. A textura é amanteigada e o sabor é levemente doce. Versátil, pode ser comido cozinho ou usado para cozinhar.

Jarslberg
Queijo duro norueguês de leite de vaca. Tem textura macia, buracos grandes e sabor doce. Bom substituto para o Emmenthal.

Jindi Triple Cream
Queijo australiano, estilo Brie, muito cremoso e de sabor rico.

Kanterkaas
Queijo holandês de leite de vaca pasteurizado. Firme e elástico, tem sabor amendoado com toques de cominho.

Kashkaval
Queijo duro de leite de ovelha da Hungria. Sabor aromático e salgado.

Kasseri
Queijo grego feito de leite pasteurizado ou não–pasteurizado de cabra, vaca ou ovelha, tem sabor picante, salgado e é perfeito para gratinar. É produzido desde o século XIX e envelhece de 6 meses a 1 ano.

Keen Cheddar
Cheddar clássico de Somerset feito de leite de vaca não pateurizado. Consistência firme, maturado de 10 a 18 meses e forte sabor de amêndoas.

Kefalotyri
Queijo grego feito de uma mistura de leite de cabra e ovelha. Criado em 1960. Tem textura firme e gosto salgado e picante. Usado para cozinhar e ralar.

Kervella
Queijo fresco incrível de leite de cabra. Sabor forte, textura granulada.

King Island Black Wax Matured
Queijo de leite de vaca da Tasmânia, de sabor forte, esfarela com facilidade. Maturado por 18 meses.

King Island Surprise bay
Cheddar de leite de vaca da Tasmânia de tipo mais seco. Tem sabor forte e esfarela-se facilmente.

Kuminost
Queijo dinamarquês feito de leite integral ou desnatado de vaca, é aromatizado com cominho, kummel e cravo-da-índia. Muito popular para sanduíches, também derrete muito bem.

Lancashire
Feito na cidade de mesmo nome, na Inglaterra, este queijo pode ser macio a semifirme dependendo de quanto amadurece. Quando jovem, tem sabor suave e amanteigado,  porém bem específico. Torna-se mais forte a medida que envelhece.

Mahón
Queijo espanhol produzido em Menorca com leite de vaca frisona e menorquina, é quadrado, tem sabor acre, leitoso, salgado e levemente ácido.

Majorero
Queijo espanhol prensado, originário de Fuerteventura. É produzido com leite de uma raça de cabras própria das Ilhas Canárias e vendido fresco ou curado. ao natural, com gófio (cereal típico) ou páprica. Tem consistência firme e amanteigada.

Manchego
Queijo espanhol mais famoso, tem esse nome por ser feito do leite da raça de ovelha manchego. É dourado, semifirme e de sabor suave. O curado é envelhecido de 3 a 4 meses e o viejo, até um ano. Maravilhoso como snack e derrete muito bem em pratos gratinados.

Maroilles
Queijo francês de Flandres, é quadrado, forte, acre, com casca embebida diversas vezes em salmoura. Amadurece em quatro meses.

Mascarpone
Originário da região da Lombardia, na Itália, mascarpone é um double cream ou triple cream  feito de leite de vaca. Tem cor de pérola, é macio e delicado. Muito versátil, pode ser misturado a outros ingredientes e , ás vezes, vendido adoçado misturado a frutas. Um dos ingredientes fundamentais do Tiramisú.

Metsovone
Queijo grego de leite não pasteurizado de vaca (pode também ser feito de ovelha ou cabra). Tem textura firme e sedosa quando jovem. Seu sabor é amanteigado e torna-se ligeiramente picante e salgado com a idade.

Mimolette
Queijo de origem holandesa, lá chamado de “Edam”. A produção na França foi iniciada no século XII quando o ministro Frances Colbért proibiu a importação de produtos estrangeiros. Inicialmente produzido na na cidade de Lille, hoje é feito em todo o norte da frança. É chamado de  Mimolette ou de Boule de Lille.

Minas
Criado em Minas Gerais no final do século 19. É úmido, tem sabor suave quando fresco e se torna ácida quando é curado.

Monterey Jack cheese
O nome vem da região aonde é feito, Monterey, na Califórnia. É um queijo versátil feito de leite integral, semidesnatado ou desnatado de vaca. A versão não envelhecida tem cor parecida com manteiga, textura semimacia. É ótimo para sanduíches. O envelhecido tem cor amarela forte, textura firme e sabor mais ácido e é muito usado para gratinados.

Montgomery Cheddar
Quejio de leve sabor frutado feito de leite de vaca não pasteurizado e maturado por até 18 meses. Ideal para fazer risotos, tostadas e molhos.

Montrachet Chévre
Queijo branco da região da Borgonha com interior macio, cremoso e sabor levemente picante.

Morbier
Queijo francês feito de leite de vaca pasteurizado e não-pasteurizado. Tem textura suave e firme. Seu sabor é levemente picante, amendoado e frutado. É curado de 2 a 4 meses antes de ser consumido.

Muenster Ver munster.

Munster
Produzido na região francesa da Alsácia. Tem textura semifirme e seu sabor varia entre o adocicado, quando jovem, a potente quando maduro.

Mussarela
Criada no sul da Itália, este queijo com ótimo derretimento é feito através de um processo chamado de pasta filatta, na qual o leite coalhado é mergulhado em soro de leite quente, então esticado e amassado até adquirir a consistência desejada.

Neufchâtel
Queijo francês macio, branco e não amadurecido. Tem sabor levemente salgado mas delicado. É feito de leite de vaca e contém de 30% a 45% de gordura.

Nisa
Queijo português da região do Alentejo. Feito de leite de ovelha não-pasteurizado, é firme e compacto, com sabor frutado e levemente ácido. Contém 50% de gordura.

Ossau Iraty
Originário dos Pirineus, na França, é um queijo de leite de ovelha firme, de casca dura, textura lisa e gosto amendoado.

Paneer Ver Panir.

Panir
Queijo fresco indiano feito de leite integral de vaca ou búfalo e coalhado com suco de limão ou lima.

Pannerone
Um dos queijos mais cremosos do mundo, é típico da Lombardia, na Itália. O leite de vaca é coalhado e colocadro em pequenas formas. Drenado por 12 horas, é depois posto para descansar por uma semana. Algumas vezes confundido com o Gorgonzola, o Pannerone, contudo, não tem veios azuis de bolor.

Parmesão
Sem dúvida, o rei dos queijos italianos, originário de Parma e feito de leite de vaca. Tem sabor fino e é usado principalmente para ralar. Acompanha muito bem frutas.

Parmigiano-Reggiano Ver Parmesão.

Pecorino
Na Itália, queijos feitos de leite de ovelha são chamados de pecorino. A maior parte deles é envelhecida e classificada como Grana. Contudo, o jovem e não envelhecido ricotta pecorino é macio, branco e de sabor suave. O mais conhecido pecorino envelhecido é o Pecorino romano.

Petit Suisse
Rico e macio queijo francês que, por conter de 60% a 75% de gordura, está entre o double e o triple cream cheese. Tem a consistência parecida com a do requeijão e sabor delicado, adocicado. É maravilhoso servido como aperitivo e com frutas.

Piave
Queijo italiano da região do Vêneto, criado em 1960 e feito de leite pasteurizado de vaca. Tem textura densa e macia quando novo e dura  ao envelhecer. Os mais jovens apresentam sabor delicado e ligeiramente doce; os amadurecidos, amendoado, picante e com toques de caramelo. De 35% a 40% de gordura.

Picos Blue
Queijo espanhol muito estriado, de pasta semidura, feito de leite de vaca, amadurecido um ano em cavernas montanhesas e depois embrulhado em folhas de ácer. Tem sabor rico e consistência cremosa. É delicioso servido com vinho tinto.

Port-Salut
Queijo semifirme criado por monges trapistas franceses no século XIX. Feito de leite de vaca, sem sabor suave e textura sedosa que combina perfeitamente com frutas.
Prato
Receita brasileira criada por imigrantes dinamarqueses. Amarelado, casca mole, é muito usado em sanduíches.

Prima Donna
Queijo holandês de leite pasteurizado de vaca, tem sabor rico e frutado quando jovem. Foi criado nos anos 90 com a intenção de fazer uma variedade que reunisse os atributos do Gruyére e do Parmigiano-reggiano.

Provolone
Queijo italiano compacto e duro e de cor amarelada, é feito pelo método pasta filatta (na qual o leite coalhado é mergulhado em soro de leite quente, então esticado e amassado até adquirir a consistência desejada) . No Brasil, costuma ser vendido na forma defumada.

Pyengana Cloth Cheddar
Cheddar australiano de leite de vaca, tem a casca envolta em pano e sabor forte e prolongado.

Pyramide
Tipo de chévre com casca cinza-escura de cinzas vegetais. Seu sabor pode variar de suave a ácido, dependendo de sua maturidade.

Queijo coalho
Criado no nordeste brasileiro, ele é mais ácido e salgado e costuma ser assado em espetinhos na brasa.

Queijo processado
 Qualquer tipo de queijo feito com leite pasteurizado (esterilizado através da fervura) para aumentar sua longevidade e combinado com emulsificantes para ficar mais cremoso. Em alguns casos, o processamento também inclui adição de colorantes e conservantes.

Queijo-do-reino
Consistência firme e seca casca vermelha e sabor picante. A receita foi criada a partir do queijo Edam holandês. O formato esférico, a proteção vermelha e a lata como embalagem foram mantidos. Devido à forma, o produto é também chamado de queijo-bola e queijo-esférico.

Queso de Varé
Queijo espanhol, da região de AStúrias, feito de leite de cabra. Compacto, herbáceo e frutado, tem 45% de gordura.

Raclette
Queijo de leite de vaca franco-suiço similar ao Gruyére, com ótimo derretimento, perfeito para fundir.

Raschera
Queijo italiano da região do Piemonte feito de leite pasteurizado ou não  de vaca. Tem textura densa e elástica e sabor delicado, levemente doce. Tem, no mínimo, 32% de gordura.

Reblochon
Queijo francês de leite de vaca não-pasteurizado, tem textura cremosa e sabor delicado. Torna-se amargo com a idade.

Red Leicester
Queijo laranja de leite de vaca que lembra o cheddar, porém com mistura superior. Textura quebradiça, sabor agradável, deixa um gosto peculiar na boca. Derrete muito bem, é ótimo para ser comido puro ou acompanhando frutas.

Requeijão
Criado no Brasil é o resultado da fusão da massa de queijo branco coalhada e creme de leite.

Ricota
Queijo italiano branco, de sabor adocicado, feito do soro de leite (de vaca, búfala, ovelha ou cabra) drenado durante o processo de fabricação de mussarela e provolone. As aspas estão aqui porque, tecnicamente, queijo é algo feito diretamente do leite– o que não é o caso da ricota. A palavra ricotta significa “recozido” e é empregada por conta dela ter como matéria-prima o soro aquecido de outro queijo.

Ricotta Ver ricota.

Ridder
Queijo norueguês de leite pasteurizado de vaca. Suave, cremoso, tem sabor amanteigado e adocicado.

Robiola di Roccaverano
Queijo italiano da região do Piemonte feito de leite de cabra ou vaca ou ovelha, pasteurizado ou não. Sua consistência varia de cremoso a granulado. QUando jovem, seu sabor é delicado e amendoado; ao  curar, fica mais pungente.

Roncal
Queijo espanhol da região de Navarra, é feito de leite de ovelha e tem consistência firme. É prensado e guardado até amadurecer completamente. Seu sabor é acre, forte e amanteigado.

Roquefort
Um dos mais antigos e conhecidos queijos do mundo. Azul, por conta do bolor ao qual é exposto, é apreciado desde a Roma antiga. Feito de leite de ovelha, envelhece por 3 meses ou mais em cavernas de pedra calcária na vila de Roquefort, sudoeste da França. Tem textura cremosa com sabor vibrante, picante e, por vezes, salgado.

Sage derby
Este tenro, semifime queijo de leite de vaca é generosamente temperado com ervas. Ótimo para ser comido puro ou em sanduíches.

Saint André
Queijo rico triple cream com sabor suave e doce.

Saint Marcellin
Originário da região de Rhône, na França, pode ser feito de leite não-pasteurizado de vaca ou cabra. Tem crosta enrugada e interior macio e cremoso.

Saint Nectaire
Queijo francês de leite de vaca da região de Auvergne, é semiduro, suave e um leve aroma de ervas.

Samsoe
Nome da ilha em que foi criado, na Dinamarca, este queijo de leite de vaca pasteurizado contém 45% de gordura e sabor distinto de nozes.

San Ignacio Blue
Queijo argentino de leite de vaca pasteurizado, produzido na província de Santa fé, é macio e tem sabor amanteigado. Entra em contato com o mesmo bolor do Roquefort, o que dá a ele veios azuis.

Sapsago
Queijo duro em formato de cone originário da Suíça. Seu sabor herbal vem da adição de um trevo chamado Blue melilot. É muito usado para gratinados.

Sbrinz
Queijo duro bom para gratinados originário das montanhas da Suíça. É feito de leite integral não-pasteurizado de vaca, contém de 45% a 50% de gordura e envelhece de 2 a 3 anos. Seu sabor é frutado, com toques de chocolate.

Scamorze
Originariamente, feito de leite de búfala, este queijo italiano contém 44% de gordura e tem sabor de nozes.

Scamorzo Ver scamorze.

Serra da Estrela
Queijo português da região do  Beira, é feito de leite não-pasteurizado de ovelha. Tem textura levemente esponjosa e macia. O sabor é ricamente amanteigado e salgado. É produzido há 800 anos e é considerado o melhor queijo do país.

Sfela
Queijo grego de leite de cabra e ovelha. Firme, farelento, tem sabor levemente salgado. Lembra o Feta.

Shadows of Blue
Queijo de leite de vaca estriado, suave, macio, com sabor mais forte que o Blue Brie.

Sheeps Milk Blue
Queijo de leite de cabra de textura firme com veio azuis que amadurecem o queijo de dentro pra fora.

Sottocenere
Queijo italiano da região do Vêneto feito de leite de vaca não pasteurizado. É cremoso e tem sabor trufado.

Soumaintrain
Queijo francês de leite pasteurizado e não pasteurizado de vaca com teor de gordura em torno dos 45%. Cremoso, com a idade desenvolve um complexo sabor com toques de segurelha. Durante sua maturação é escovado com Brine (mistura de água e Marc, destilado de casca e semente de uva) o que lhe dá uma casca de tom alaranjado.

Spenwood
Este queijo inglês de leite de ovelha de pasta dura é cremoso ao paladar e tem doçura natural.

Stilton
Queijo azul inglês feito de leite de vaca integral e envelhecido de 4 a 6 meses, tempo durante o qual é várias vezes espetado para ativar um tipo de bolor (o mesmo do Roquefort). Seu sabor lembra o do cheddar, porém um pouco mais azedo. Combina bem vinho do porto.

Stracchino
Queijo fresco de leite de vaca da região da Lombardia, Itália, contém 50% de gordura. Seu sabor é adocicado e delicado, um pouco mais ácido do que o do Cream cheese.

Suiço
Termo genérico para rotular queijos que tenham cor amarelo-pálido,  sabor levemente amendoado e grandes buracos.

Taleggio
Criado na região da Lombardia, na Itália, este queijo com 48% de gordura é feito de leite integral de vaca. Quando jovem, o Taleggio é pálido e tem textura semi macia, à medida que envelhece, ganha tom amarelo forte e torna-se úmido. É excelente com saladas verdes e frutas.

Teifi
Queijo duro de leite de vaca, gorduroso, não pasteurizado, de sabor picante, originário do País de Gales.

Tetilla
Originário da Galícia, na Espanha, este é um dos poucos queijos espanhóis, feito 100%  de leite de vaca. É leve e cremoso.

Tillamook
Cheddar amarelo produzido na área de Tillamook, no estado Americano do Oregon. É feito de leite não-pasteurizado de vaca e tem nuances de sabor que vão do suave ao picante.

Tilsit
Queijo produzido desde o século XIX na Dinamarca, Alemanha e Suécia, é feito de leite pasteurizado com 30% a 50% de gordura. Seu interior é amarelo claro e seu sabor, apesar de discreto, pode ser tornar mais marcante com o envelhecimento. Muito usado para incrementar pratos de vegetais e molhos.

Tomme
Queijo montanhês suíço tradicional, produzido no inverno. Pode ser de leite de ovelha, vaca ou cabra e é facilmente identificado pela sua crosta grossa e textura semidura.

Tomme d’Abondance
Queijo francês de leite de vaca, muito aromático, criado no século XV pelos monges da Abadia de SAint d´Abondance. Seu nível de gordura varia de 40% a 49% e deve envelhecer, no mínimo, 90 dias antes do consumo.

Torta del Casar
Queijo espanhol da região da Extremadura feito com leite não-pasteurizado de ovelha. De textura cremosa, tem rico sabor amanteigado, com toque de nozes e um agradável amargor de fundo.

Tybo
Similar ao Samsoe, o Tybo é feito de leite de vaca. É adocicado e fica muito bem em sanduíches. Pode levar adição de Kummel.

Vacherin Mont d’or
Tradicionalmente produzido no inverno pelos franceses e produtores suíços de Comté. Embalado em casca de pinho, é um queijo prensado, com consistência cremosa e gosto de terroso com toques de cogumelo.

Valle d’Aosta Fromadzo
Queijo italiano do Vale d’ Aosta feito de leite de vaca não pasteurizado. Suave, levemente adocicado, torna-se salgado e forte com a idade.  Tem de 20% a 30% de gordura.

Vorarlberger Bergkäse
Queijo original dos Alpes austríacos. Feito de leite de vaca não pasteurizado, firme, com sabor levemente doce e frutado, criado no século XIX. Envelhece de 3 a 6 meses e contém cerca de 50% de gordura.

Watsonia Australiano.
De sabor suave, textura cremosa, feito de leite de vaca.

Wensleydale
Queijo inglês de leite de vaca de pasta semidura. Deixa um gosto adocicado na boca.

Wigmore
Queijo de ovelha de Berkshire é um dos poucos de casaca não lavada hoje em dia na Grã Bretanha. Cremoso e com ligeiro sabor de cajú.

Zamora
Queijo espanhol da região de Leon di Castilla, é feito de uma combinação de leites.

Cozinha do Chef