Contatos

Ademir F. Venesi - Chef da minha cozinha - e.mail: ademir.venesi@gmail.com

SIGA O CHEF.




Ademir Fonseca Venesi, colheita de 44, viúvo, dois filhos, dois netos, nascido no Brasil, São Paulo.

Separo a minha vida pessoal da profissional, dizendo às pessoas para não me levarem muito a sério, faço torradas e tostadas todas as manhãs, não tenho tatuagens, não uso brincos nas orelhas e falo muita besteira. Tenho minha religião não tenho partido político definido, apesar de me autoproclamar (isto ainda leva hífen?) revolucionário e anarquista. Integro um clube de futebol que tem milhões e milhões de adeptos um perfeito bando de loucos, agora falando a sério, sou administrador empresarial  e lecionei  na Universidade São Judas – SP – 1978.
Sempre votei na minha vida e sempre me decepcionei, estudei em colégio de freiras e fui à missa muitas vezes,  as vezes  contrariado que me deixou um pequeno trauma. Para finalizar esta parte mais pessoal, resta-me partilhar com quem não sabe que me casei em 1969, no meio da ditadura militar, estive preso por horas em diversas delegacias por introduzir cobras coral nos brucutus na rua sete de abril e tive mais de quinhentos convidados no meu casamento, abençoado por palavras de esperança, ao lado de amigos muito queridos, da antiga Light S/A, que se dignaram e tiveram coragem de ir me prestigiar no evento.
A vida tal como eu a vivia, desde o dia em que fiz sozinho aquele molho de tomates da vovó aos cinco anos de idade, mudou para sempre.
A seguir vieram pataniscas, arroz de lula e mariscos, risotos, caldeiradas e mexilhões de cebolada e muitos outros.
Na minha casa, sempre a 200%, esta é uma das minhas formas de amar e receber meus convidados… partilhando com os amigos tudo ou quase tudo o que criava desde o pequeno almoço aos almoços e jantares que proporcionei. Lanches e ceias também não eram descartados quando davam boas imagens, texturas e sabores.
Trabalho desde os 11 anos de idade com registro na carteira e não recebo o que acho que mereceria de aposentadoria, depois de anos e anos seguidos dedicados à profissão de bancário, eletrotécnico, vendedor, professor universitário, administrador, consultor empresarial e muito mais, por dois anos morei e desenvolvi pesquisa de mercado nos Estados Unidos e como nos altos 68 anos de idade ninguém mais tem coragem de me empregar, resolvi dar um tempo ao ritmo e resolvi então introduzir um descanso nesta equação dedicando-me ao gourmet.
Em minha opinião, como a cozinha vai estar sempre na moda, a partir da ideia de diversos amigos e amigas, em 4 horas, vou a sua casa, saio consigo para as compras no mercado local ou nos supermercados onde habitualmente faz as suas compras, faço a mise-en-place  e preparo uma refeição na sua presença.
É a oportunidade de ver a sua cozinha em movimento, de aprender técnicas e esclarecer dúvidas ou criar banquetes acessíveis e chiques para surpreender parentes e amigos.
Pode convidar mais três pessoas da sua confiança, partilhar o seu chef particular, criando autênticas reuniões de foodware, a partir de uma ideia ou algo mais conceitual.
O Chef estará ao seu dispor nas próximas 4 horas… ou mais, é claro!
Horário ideal deste serviço 9.00hr/13.00hr, Segunda a Sexta, com baixo custo a partir de um  orçamento.
Hoje em dia crio receitas, numa base diária e faço-as navegar nas redes sociais. Faço workshops de comida, organizo eventos de gourmets e vinhos e produzo alho em conservas.
Faço parte de uma ONG onde participo frequentemente de eventos de voluntariado, nada recebo para isso, o que para mim é o dourar da pílula!
Desde os tempos áureos em que se colavam os almoços com os jantares, até à altura em que começaram a aparecer às primeiras clareiras nas salas de refeição.
Minha avó trabalhava 20 horas por dia, sete dias por semana com mesa posta para os familiares e amigos o dia inteiro, hoje em dia a minha dedicação e entrega é a mesma, a disponibilidade de tempo é que foi dividida com a família e amigos.
A forma institucional de trabalhar também mudou bastante, passei demasiado tempo fechado em escritório planejando projetos de pesquisas de mercado e fazendo consultoria, representando empresas, vendendo  e furando sapatos.
Hoje em dia o meu escritório é o laboratório de cozinha que montei em casa com o computador portátil e uma câmera digital, como aliados.
Daqui para o mundo, graças precisamente às redes sociais, espero que me tragam retorno, através dos amigos e futuros clientes.

Este sou eu.
Ademir.
ademir.venesi@gmail.com
(11) 98162-1577